terça-feira, 6 de setembro de 2011

História de Cotegipe

Cidade da região Extremo-Oeste Baiano, microrregião de Cotegipe. Fundada em 1820, chamava-se Campo Largo e o nome atual é homenagem ao Barão de Cotegipe. Está a 472m de altitude e em 2007 o IBGE estima a sua população em 13.663 habitantes.
História

D. João de Lencastre, 32º governador geral do Brasil construiu um arraial do qual surgiu atual cidade de Barra, bem como os de Pilão Arcado e Campo Largo, sendo este o ponto originário do município de Cotegipe. A colonização obedeceu a orientação do Conde da Ponte e portugueses, italianos e nacionais vieram da capitania de Pernambuco. O município de Cotegipe surgiu em meado do século XIX. Antes de receber o atual topônimo foi o arraial denominado de Avaí do Brejo Grande, Avaí de Santa Cruz e Barão de Cotegipe. Sua igreja foi erigida em 1885 e consagrada à veneranda Santa Cruz,pertencente à paróquia de Campo Largo. A criação do município data de 1820. Em 1925, a sede do município com o nome mudado para Barão de Cotegipe e mais tarde simplificado para Cotegipe.
Fica a 632 Km distante de Salvador.





2 comentários:

É humilde;Mas amo a minha cidade. Ainda vivemos aqui com bastante dificuldade... Tudo é resolvido em barreiras e isso eu acho muito chato.

Nasci ai morri aiate 72 quando vim pra Brasília com minha mãe,tenho uma tia q ainda mora ai pelo o q ela fala e tudo muito dificil ainda ,ela mora na roca nao tem transporte tudo muito longe de onde ela mora ora cidade sao cinco km as vezes tem q ur a pé ou carona ,os filhos miram fora nem sempre estao ai

Postar um comentário